Segurança

    Confira algumas dicas de segurança que o Banese preparou para você!

    Fique atento das dicas e evite ser vítima de golpes na internet. Muitos golpistas tem utilizado de engenharia social para manipular e convencer a vítima a revelar seus dados pessoais e bancários.

    Dicas de segurança

    • O Banese não manda SMS, e-mail ou mensagens por redes sociais com links, para que você digite seus dados e senhas. É necessário observar o número que enviou o SMS, pois, as instituições financeiras não utilizam número de celular para isso, mas sim, códigos únicos. 
    • Funcionário de bancos não ligam nem mandam mensagens por redes sociais para solicitar dados pessoais e bancários, como senhas, contrassenhas, códigos de validação ou tokens; 
    • Nunca informe a terceiros códigos para liberação de dispositivos móveis ou computadores, nem para realização de transações financeiras.
    • Foi vítima de golpe financeiro pela internet? Acesse imediatamente sua conta e bloqueie todos os seus dispositivos liberados para realização de transação financeira.
    • Se for vítima de golpe, entre em contato com as Centrais de Atendimento e SAC do banco, além de prestar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia da região onde reside;
    • Em compras online, utilize sempre os cartões virtuais oferecidos pelos bancos e instituições financeiras;
    • Desconfie de sites que ofertam grandes descontos ou produtos com valores muito abaixo dos praticados no mercado;
    • Desconfie de premiações e resgates de pontos em promoções das quais você não está participando. Não transfira valores ou informe dados pessoais para receber um prêmio para o qual você não se inscreveu;
    • Antes de efetuar uma compra on-line, pesquise sobre a empresa em sites especializados e em rankings de reclamação;
    • Desconfie de mensagens que pedem atualização, manutenção de token ou cadastro. Caso receba algo do tipo, confirme através dos canais oficiais do banco;
    • Funcionários de bancos não entram em contato, por telefone ou mensagem, solicitando dados pessoais ou bancários. Caso receba alguma ligação solicitando essas informações, desligue o telefone e, de outro aparelho telefônico, entre em contato com a Central de Atendimento ou SAC da instituição oficial.
    • Nunca forneça credenciais de acesso, senhas ou códigos de liberação de dispositivo a terceiros, muito menos por mensagens ou ligações telefônicas;
    • Ao fazer uma transação Pix, pagamento ou transferência bancária, confirme os dados antes de dar o OK. Em caso de pedido de dinheiro, por redes sociais, sempre confirme com o solicitante a veracidade do pedido antes de realizar a transação;
    • Nunca utilize dados pessoais como senha (data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (111111 ou 123456), tampouco anote senhas em papel, no celular ou no computador;
    • Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados pessoais ou bancários.
    • Cuidado com o que compartilha nas redes sociais. Um simples post pode dar muitas informações pessoais para os golpistas, e eles podem, a partir de um post, conhecer o seu perfil e comportamento;
    • Nunca entregue seu cartão a terceiros. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão;
    • Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” nas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.
    • Ao realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a senha. Se o visor estiver quebrado ou apagado, não digite a senha. Proteja o código de segurança;
    • Se precisar de auxílio no caixa eletrônico peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado;
    • Se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho. Isso evitará que o golpista “prenda” e permaneça na sua linha telefônica.

    Alerta para golpes pela internet

    O Golpe do Falso SMS

    Golpistas costumam enviar SMS com um link e alertas de urgência, como: 

    • sua conta será bloqueada;
    • valide sua conta para não ser cancelada;
    • clicar em links para cancelar transações não reconhecidas;
    • programaram um Pix na sua conta, clique para bloquear.

    O Golpe da Falsa central de atendimento (1)

    Recebeu uma ligação de suposto funcionário de instituição financeira solicitando seus dados, senhas bancárias ou pedindo para instalar aplicativos?

    É fraude!

    Funcionários de bancos nunca ligam para solicitar senhas bancárias. Não fale, nem digite sua senha no teclado telefônico. Também nunca instale aplicativos!

    O Golpe da Falsa central de atendimento (2)

    Recebeu uma ligação de suposto funcionário de instituição financeira afirmando que uma movimentação bancária atípica foi feita e você deve entrar em contato com o seu banco?

    Cuidado! 

    O criminoso pode não desligar e continuar na linha. Após você desligar e ligar para o seu banco, ele mesmo atenderá para solicitar suas senhas e te roubar. 

    Na dúvida, use outro telefone e entre em contato com o seu banco!

    Clonagem do WhatsApp

    Alguém te pediu dinheiro por WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens?

    Cuidado! Pode ser golpe!

    Ladrões sequestram o WhatsApp de pessoas e entram em contato com parentes e amigos nas redes sociais para pedir dinheiro. 

    Sempre confirme se realmente é pessoas por meio de ligação e ative a autenticação em duas etapas e, nas configurações de privacidade, habilite o compartilhamento de foto e outros dados apenas para os contatos salvos na agenda.

    Sequestro do WhatsApp 

    Alguém que parece ser um amigo ou conhecido pediu dinheiro por WhatsApp ou redes sociais?

    Cuidado!

    Ladrões usam fotos de pessoas conhecidas e amigos seus para se passar por eles e pedir dinheiro?

    Sempre confirme se realmente é a pessoa por meio de ligação.

    O Golpe do Falso motoboy

    Recebeu uma ligação afirmando que o seu cartão foi clonado e precisa ser trocado? Alguém solicitou a senha, pediu para o cartão ser cortado e entregue a um suposto motoboy ou funcionário que irá buscá-lo? 

    É fraude!

    Os Bancos não enviam pessoas para recolher cartões. Nunca informe sua senha a terceiros!

    Ao descartar um cartão, de crédito ou débito, corte o chip para inutilizá-lo.

    O Golpe da Troca do cartão (1)

    No momento da compra, você observa se tem alguém olhando sua senha enquanto você digita e se o cartão devolvido é realmente o seu?

    Não caia em golpes! 

    Confira sempre se o cartão devolvido é o seu e cuide para que ninguém veja sua senha!

    O Golpe da Troca do cartão (2)

    No autoatendimento das agências bancárias, se precisar de ajuda, certifique-se sempre que você está conversando com um funcionário do banco. 

    Não caia em golpes! 

    Nunca entregue seu cartão e senhas a terceiros!

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