Iniciativas

    Projetos e ações socioambientais

    Museu da gente sergipana

    Inaugurado em 26 de novembro de 2011, o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda é o primeiro museu de multimídia interativo do Norte e Nordeste do país, comparável ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu do Futebol, em São Paulo. Completamente tecnológico, expõe o acervo do patrimônio cultural material e imaterial de Sergipe, através de instalações interativas e exposições itinerantes. O Museu foi instalado no antigo prédio do Colégio Atheneuzinho, cujo prédio foi totalmente restaurado pelo Banese, mantenedor da instituição, em parceria com o Governo do Estado.

    Divisor de águas na cultura sergipana, o Museu conta com diversos espaços expográficos, como “Nossos Cabras”, “Nossos Pratos”, “Nossas Praças”, “Nossas Festas” e “Nossos Leitos”, além de exposições de curta duração. O espaço também abriga eventos culturais que já fazem parte do calendário da instituição, como a ‘Folia da Gente’, ‘São João da Gente Sergipana’, ‘Agosto: Mês das Culturas da Gente’, ‘É tempo de Criança’ e ‘Natal da Gente Sergipana’.

    Desde a inauguração, o Museu já recebeu diversos prêmios, dentre eles: ‘O Melhor da Arquitetura 2012’; ‘Atração do Ano’ pelo Guia Quatro Rodas Brasil de 2013; ‘Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade’, concedido pelo Iphan; e o ‘Certificado de Excelência 2014’ do site TripAdvisor. Foi classificado entre os 10 melhores museus do Brasil, pelo Travellers’ Choice Museus 2014, e indicado pela Expedia, em 2016, como um dos museus mais visitados no Brasil.

    Em 2018, esteve entre os cinco mais visitados do Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Também recebeu a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria do Ministério da Cultura; e a Comenda de Incentivo à Cultura Luís Câmara Cascudo, do Senado Federal.

    O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju/SE. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 16h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. A entrada é gratuita.


    Largo da Gente Sergipana

    O Largo da Gente Sergipana é uma instalação artística integrada à paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, realizada pelo Banese, através do Instituto Banese, e em parceria com o Governo de Sergipe. Localizado em frente ao Museu da Gente Sergipana, valoriza a identidade cultural do Estado ao representar algumas da expressões culturais mais populares de Sergipe. O Largo já é considerado uma referência de valorização e preservação da arte e da cultura do povo sergipano, e um novo cartão postal da capital do Estado.

    Composto por um píer que adentra o leito do rio Sergipe, atracadouro para pequenas embarcações e espaço de convivência, o local faz referência à rica cultura local através de nove esculturas, cada uma com sete metros de altura, que representam: Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo, além do Barco de Fogo de Estância, que também é homenageado na instalação.


    Orquestra jovem de sergipe

    A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto que tem como objetivo proporcionar para mais de 250 crianças, adolescentes e jovens dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda (violino, violoncelo, viola, contrabaixo), percussão, sopro (flauta transversal, flauta doce, clarinete, oboé, fagote), teoria musical, canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica e abrindo portas para a profissionalização.

    As aulas, individuais e em grupo, são realizadas no Espaço Cuidar, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Instituto Rahamim, no bairro Santa Maria.

    A iniciativa é realizada pelo Instituto Banese em parceria com o Governo de Sergipe, e conta com o patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo; e com recurso de fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tem o apoio do Banese e do Banese Card, do Instituto Marcelo Déda, da Prefeitura de Aracaju e do Instituto Rahamim.



    Monumento Marcelo Déda

    O monumento em homenagem ao ex-governador Marcelo Déda está localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira) e enfatiza as realizações e a trajetória do gestor. O projeto estabelece a integração entre a estrutura projetada com o paisagismo existente, considerando como elementos demarcadores o Pau Brasil e o Ipê Rosa, árvores plantadas por Marcelo Déda e Eliane Aquino, respectivamente, durante as comemorações do sesquicentenário de Aracaju.

    O monumento é um equipamento simbólico de homenagem, que contém elementos significativos e atemporais, sendo, portanto, um local de contemplação, reflexão e de referência à memória de Marcelo Déda.


    Apoio a instituições sociais

    Além das ações voltadas para a promoção da cultura, conservação e disseminação do patrimônio artístico e cultural, através do Museu da Gente Sergipana,

    O Instituto Banese tem como responsabilidade social, também, o apoio a projetos voltados para as necessidades e interesses da comunidade. No âmbito cultural, educacional, esportivo, ambiental, científico e tecnológico, esse apoio beneficia pessoas diretamente assistidas, além dos familiares e da comunidade.

    O apoio financeiro consiste no repasse mensal às instituições de assistência social e de promoção das artes, da cultura, do esporte, da saúde e da profissionalização possibilitando transformação social e o desenvolvimento sustentável. São beneficiadas as entidades: Associação do Deficientes Visuais de Sergipe (ADEVISE), Instituto de Pesquisas Em Tecnologia e Inovação (IPTI), UTI RISO – Doutores da Alegria, Casa Santa Zita, Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo em Sergipe (IPAESE), Associação Filarmônica União Lira Paulistana, União Espírita Sergipana, Casa Maternal Amélia Leite, Instituto Beneficente Emmanuel, Centro de Integração Raio do Sol, Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, Grêmio Recreativo Zebra Futebol Clube, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar Infantil Cristo Redentor e Instituto São Peregrino.

    Conheça mais detalhes sobre as iniciativas do Banese, no site do Museu da Gente Sergipana.

    Pessoa física
    Pessoa Jurídica
    Cobrança Web
    Conta única
    Mão Amiga