A mostra será lançada às 10h, na sala de exposições temporárias do museu. A programação seguirá com a oficina ‘Pés de barro: arte com Beto Pezão’, para crianças com idade entre 04 e 12 anos.

O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, realizará a abertura da exposição ‘Beto Pezão – Alquimista do Barro’, na próxima sexta, dia 19, às 10h. A mostra é uma homenagem ao poeta das mãos que modelam a alma do sertão, tendo os icônicos pés alongados como assinatura: José Roberto Freitas –Beto Pezão.
O projeto de curadoria e expografia traça a vida e a jornada de um artista cujo trabalho transcende o material, transformando o barro em narrativas visuais da vida ribeirinha e do cotidiano nordestino. São sertanejos, pescadores, lavadeiras, feirantes mães e santos, todos com a expressão da vida que teima em brotar na paisagem seca.
Além das obras, a exposição apresenta a ‘oficina’, universo de trabalho do artista, onde, como um verdadeiro alquimista, ele transforma esse elemento da natureza, o barro, em peças de valor inestimável que captam a essência da alma nordestina.
Esta homenagem é um reconhecimento da importância de Beto Pezão para a arte sergipana. Consagrado Mestre da Cultura Popular em 2023, Beto é um patrimônio vivo de Sergipe. Seu trabalho transcende fronteiras e é fundamental na preservação da identidade cultural do nosso estado. Um legado para as futuras gerações.
A exposição tem a curadoria da coordenadora do Museu, a arquiteta e historiadora Karla Souza, e projeto expográfico é assinado pelos arquitetos Ezio Déda, Eduardo Lucas, Karla Souza, Pedro Cury Monzu, Marlon Santos Lima, Daniel Souza Nascimento e Pedro Borges Melo.
A mostra ‘Beto Pezão – Alquimista do Barro’ permanecerá em cartaz até o dia 11 de janeiro, e poderá ser visitada no horário de funcionamento do museu, das 10h às 15h.
Oficina com Beto Pezão
Após o lançamento, será realizada uma visita mediada pela exposição na companhia de Beto Pezão, que conversará sobre a vida artística e os modos de fazer arte.
Em seguida, acontecerá a oficina ‘Pés de barro: arte com Beto Pezão’, voltada para crianças com idade entre 04 e 12 anos, um convite aos participantes para explorar formas, texturas e narrativas inspiradas no universo poético e popular das esculturas de Pezão.
A iniciativa tem como objetivo promover uma experiência criativa com a argila, contato com a natureza e convivência com o artista. Não será necessária inscrição prévia para participar da atividade.