Moody’s BR afirma que a nota do Banco dos sergipanos levou em conta o papel estratégico da instituição para o estado de Sergipe.

O Banese teve a nota AA-.br para Rating de Emissor e Depósito de Longo Prazo afirmada pela agência de classificação de risco Moody’s Local BR, com perspectiva estável. A nota foi divulgada nesta segunda-feira, 5 de janeiro. Segundo a agência Moody’s, a afirmação do rating do Banese reflete a combinação entre o perfil de crédito individual da instituição, e a premissa de probabilidade extremamente elevada de suporte por parte do acionista controlador, o Governo de Sergipe, evidenciado pelos aportes de capital realizados desde 2023, e que totalizaram R$ 150 milhões.
Além disso, a agência também considerou, para a afirmação da nota do Banco, o papel estratégico da instituição, que possui relevante participação no crédito e depósitos no mercado local. “O perfil de crédito individual do Banese é sustentado por indicadores adequados de capital, mesmo diante do forte crescimento da carteira nos últimos anos, apoiado pela geração interna de resultados e pelos aportes de capital do emissor”, afirmou a agência.
Outro ponto favorável ao Banco dos Sergipanos, de acordo com a Moody’s, é a estrutura de captação pulverizada e de baixo custo, reflexo da sólida posição regional em Sergipe, além de um gerenciamento prudente de ativos e passivos, mantendo, historicamente, níveis confortáveis de ativos líquidos.
Sobre a Moody’s Brasil
A Moody’s Brasil é a operação local da Moody’s Investors Service no país, uma das maiores agências globais de classificação de risco de crédito. Mundialmente, ela avalia a capacidade de pagamento de dívidas de países, governos e empresas, atribui notas (ratings) e oferece análises e pesquisas para auxiliar investidores a entenderem os riscos financeiros de mercado. A Moody’s Brasil atua focada no mercado doméstico local.